CulturaRotinaSociedadeViagens

Dia dos Mortos – México

528views

Queria falar-vos do dia de los muertos!

Ao que parece ser uma coisa mórbida e quase um tabu (a morte) os mexicanos deram-lhe um ar de festa e de celebração – como só os latinos sabem.

No dia dos mortos os mexicanos celebram a morte mas também a vida. Diz a lenda que neste dia os mortos vêm visitar os seus parentes. Então, os mexicanos preparam os altares aos seus mortos com as suas coisas preferidas, desde comida a objectos pessoais. Têm o pan de los muertos, as flores, as caveiras coloridas.

É também uma celebração à vida porque para eles esta festa serve para que todos se lembrem que também vão morrer, então importa aproveitar a vida. São feitas caveiras de açucar com o nome de cada pessoa (viva).

É uma festa singular que mistura o profano e o religioso. Mas na qual todos acabam por prestar homenagem aos seus mortos.

Mafalda Lourenço
Mãe de 2 filhos (Francisco e Soledade), Advogada, Consulesa de Portugal em São Paulo, Dona de casa ... Curso de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Pós graduada em Direito do Consumo Curso de Consultoria e Imagem da Escola Panamericana de São Paulo Igual a qualquer mulher!